segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Medidores individuais reduzem consumo de água nos condomínios em até 25%

Há quase um ano atrás o prefeito Eduardo Paes sancionou a lei que determina que os novos prédios construídos no Rio de Janeiro precisam ter medidores individuais de consumo de água. Segundo pesquisas, os medidores individuais reduzem em até 25% o consumo de água, além de facilitar a solução de problemas relacionados à parte hidráulica.

Isso acontece porque, com a cobrança individual, danos no encanamento, torneiras que vazam ou descargas que não param podem ser identificados com o aumento no valor da conta. Outro benefício é a cobrança mais precisa, uma vez que o aparelho indivudual possíibilita saber exatamente a quantidade do recurso hídrico utilizada em cada apartamento.

A lei abrange todo o estado do Rio, e prevê ainda que, se a instalação dos medidores individuais não for possível, a cobrança dos condôminos inadimplentes é de responsabilidade da concessionária.

A instalação dos hidrômetros individuais deve ser aprovada em assembleia por pelo menos metade dos moradores do condomínio, em uma reunião específica para discutir o assunto. O síndico pode contribuir com a reunião, mostrando os benefícios da economia de água para a natureza e para o bolso de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário